24º Encontro da APEA

Encontro24

Ir-se-á realizar dia 29 de Janeiro de 2022 o 24º Encontro (virtual, via zoom , clicar aqui) da Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio.

Segue o programa:

9h20 Sessão Abertura

SalvianoPintoSoares_&_TiagoFernandes_&_LuísDelgado_&_DanielPereira

Gonçalo RijoNeoception a Pepperl+Fuch Group

Cristiano Nunes_&_Vasco Rosa_&_Frederico Pereira_&_Joana Vieira_&_Rui Marques_&_Adriana Sampaio_&_Alexandre Correia_&_Thomas Barker_&_António Campos

Nuno Vieira_&_Octávio Inácio

  • https://www.uminho.pt/PT
  • https://www.inacoustics.com/
  • 10h30 – Título – Análise comparativa entre técnicas de captação imersivas em contexto de produção fonográfica

Tomás Quintais_&_Marco Conceição

João Duarte_&_Pedro Pestana

Tiago Fernandes

Moderação – José Vieira (APEA)

  • 11h20 – Título – Changing Live Sound Engineering: an approach

Gonçalo Castel-Branco

Gilvano Dalagna_&_Clarissa Foletto_&_Bernardo Costa_&_Guilherme Campos

Felipe Teixeira_&_João Paulo Teixeira_&_Salviano Pinto Soares

  • 12h20 – Título – Creativity and mood in contemporary music: is the studio a “ghost instrument”?

Eduardo Moreira – PhD Research Proposal – MTU Bishopstown, Cork, Ireland

  • https://www.mtu.ie/
  • 12h40 – Título – SPL Meter – Dispositivo para medição de nível de som para aplicação em larga escala

Fábio Querido_&_Pedro Maló

  • https://www.unparallel.pt/
  • 13h00 – Lunch break –O meu País já não Existe – Poesia_&_Nicolau Santos e Manuel Lourenço Quarteto

Luís Delgado

Moderação – Salviano Pinto Soares (APEA)_&_Daniel Pereira (Grupo de Áudio NEUTAD)

  • 14h00 – Título – Active learning-based Signal Processing Teaching – a course example

Aníbal Ferreira

Moderação – António J. Oliveira

  • 14h20 – Título – Novos desafios para a APEA
    • Arquivo Nacional do Som Pedro Félix
      • https://arquivonacionaldosom.gov.pt/parcerias-e-protocolos/
    • Cinema (UBI) – Tiago Fernandes
      • https://www.ubi.pt/curso/57
    • PhD Media Arte Digital (UAL) – António Costa Valente
    • Música Eletrónica e Produção Musical da ESARTRui Dias
    • Curso Técnico Superior Profissional em Design de Som e Produção MusicalJoão Cordeiro

Design de currículos para o ensino do som: o caso de estudo do CTeSP em Design de Som e Produção Musical

O design de currículos é uma prática profissional com elevado impacto na qualidade de ensino, devendo o seu desenvolvimento ser alicerçado em bases científicas e quadros de referência internacionais. Nesta apresentação será explicado o contexto que levou à criação dado CTeSP em Design de Som e Produção Musical, do Politécnico de Portalegre, assim como o processo de design do currículo e resultados alcançados.

  • 15h10 – Break –Aldeia do Diabo – UBICinema Produções,

Tiago Fernandes

Moderação – Diamantino Freitas (APEA)

  • 15h20 – Título – SISMO Sinths

Astrid Pena

  • 15h40 – Título – 3D sound for orchestra using augmented reality – Orkestra 3D AR

Jorge Correia_&_Joel Paulo_&_T. Correia

  • https://www.isel.pt/
  • https://acusticaudiolab.isel.pt/
  • 16h00 – Título – Captação e Reprodução sonora de um cordofone Estudo sobre fidelidade tímbrica do contrabaixo

Luís Delgado

  • 16h20 – Título – What if headphones are meant to evolve into open-ear?

Pedro Costa – AURICLE

  • https://auricle.io/

16h40 Encerramento

SalvianoPintoSoares_&_TiagoFernandes_&_LuísDelgado_&_DanielPereira

************************************************************************

Programa do evento aqui.

Ligação para o encontro aqui

Esperamos ver-vos a participar no Encontro.