21º encontro da APEA
Programa
versão de 21NOV2018 17:25
Hora Sessão Título Apresentador/Autores
9:45 Recepção

10:00 Abertura, apresentação do Curso de Mestrado em artes e tecnologias do som

10:30 Comunicações técnicas 1


10:30 Um critério para o projecto de gargantas de cornetas de máxima sensibilidade/eficiência:

- A maior parte das cornetas são projectadas para máxima eficiência, e isso pode ocasionar que a impedância da corneta suba a um ponto onde não se extraia a máxima potência do amplificador. Este critério endereça esse compromisso entre impedância e eficiência. Tradicionalmente e segundo o Leo Beranek (conheci este grande vulto em NYC já com uns 101 anos) que usava uma regra de cozinha para estas coisas (2:1) para estes casos isto não era calculado, era assumido "by inspection". Até que apareceu no fim dos anos 70 o Marshall Leach a projectar os altifalantes para que as colunas ficassem ou com máxima sensibilidade ou com máxima eficiência. E aí eu adaptei a coisa a "e se eu for buscar o altifalante à prateleira, como fazer para obter o resultado pretendido?".
António Oliveira

10:50 SpatialGuide

- Is an immersive audio guiding app for Android. It is designed to provide spatialised audio information on points of interest in tourist routes, in addition to visual information. Audio immersiveness is based on the creation of spatial sound effects through real-time auralisation. For this purpose, user position and head orientation are tracked in real time. The main aim is to offer tourist guides and companies the ability to provide an enhanced travelling experience to their clients. The app features an online dashboard for administration which allows tour route customisation. This involves the specification of the virtual sources: location, associated audio files and triggering conditions. The end user can track previous visits, record favourite routes and points, access and add commentary on points of interest and suggest points to be added.
Cristiano Vagos, Nuno Barbosa, Miguel Martins, Ricardo Pombeiro , Daniel Carvalho

11:10 O Engenheiro de Som não é um criativo

- A apresentação está relacionada com o trabalho objectivo do Engenheiro de Som, contrariando a ideia generalizada mas errada de que é um trabalho criativo. Isto tem como grande premissa, de que esse mesmo trabalho assenta objectivamente em ciências exactas como a física e a acústica.
No trabalho dos músicos é que está subjacente a criatividade assente na dinâmica e no tempo, algo que o engenheiro de som não tem como alterar ou controlar.
O engenheiro de som apenas controla o volume da matéria-prima fornecida pelos músicos, bem como o rigor pela inteligibilidade (a boa percepção do que está a ser difundido) e consequentemente a segurança da escuta do público, ou seja, dentro dos limites cientificamente recomendados em termos de nível de pressão acústica em dB (vulgo SPL).
Vitor Génio

11:20 História acústica de um estúdio de gravação

- Apresentação da caracterização acústica do estúdio de gravação principal da ESMAE ao longo dos anos e tendo em conta as diferentes configurações que assumiu e assume. Inclui a avaliação quantitativa dos efeitos decorrentes dos materiais de revestimento, variação de volume e condição de "sala ocupada vs desocupada". Complementarmente serão apresentados os resultados obtidos nos inquéritos qualitativos recolhidos no âmbito das primeiras realizações do "ESMAE 503".
Rui Ribeiro, Octávio Inácio
11:40 Intervalo (demonstrações e posters)



Sonar para cegos com sonificação dos obstáculos

Neste projeto pretende-se desenvolver um altifalante paramétrico portátil que possa ser usado por portadores de deficiência visual na ecolocalização de obstáculos. Este altifalante paramétrico deverá ser dotado de capacidade de emissão e deteção de ultrassons para funcionar como um sonar. Foi assim necessário desenvolver uma ADC Sigma-Delta em FPGA de modo a conseguir um desenho compacto e incluir num pequeno espaço dezenas de ADCs. Este sistema fica assim dotado de um sonar multicanal capaz de detetar os obstáculos em frente do cego e usar os mesmos transdutores para emitir uma portadora modulada por um sinal de alarme que permita ao cego localizar com a sua audição binaural a localização do obstáculo.
Neste trabalho será apresentada a ADC Sigma-Delta e o seu desempenho.
Pedro Machado


Sistema de monitorização de botijas de gás

Neste trabalho apresenta-se uma técnica indireta de estimação do volume de gás numa botija medindo a sua frequência de ressonância.
Foram realizados testes de medição da resposta impulsional de três botijas de gás (cheia, meio-cheia e vazia) através da resposta impulsional directa, criada por um martelo e a resposta impulsional indirecta criada por um chirp linear (1 Hz à 20 kHz).
A resposta impulsional permite obter a respetiva resposta em frequência, na qual a frequência dominante está directamente relacionada com o nível de gás da botija. Para o cálculo da resposta em frequência são usados o método de Welch para a medição direta e a correlação para a medição indirecta.
Um setup experimental foi montado usando uma placa de som e o Matlab de modo a conseguir-se verificar que o sistema era linear e invariante no tempo, assim como medir a sua resposta impulsional e em frequência. Os resultados adquiridos pelos dois métodos foram comparados, sendo a frequência dominante nos dois casos semelhante. Esta técnica de medição abre a oportunidade de realizar um sistema IoT para monitorizar em tempo real o estado das botijas de gás e otimizar a sua gestão.
Eduardo Miranda
12:10 Workshop/demonstração sobre produção musical com recurso a ambisonics
Marco Conceição
13:00 Intervalo para almoço

14:40 Relatório da organização da DAFX-2018
Guilherme Campos
14:50 Realização da AES Audio Forensics 2019 no Porto
Aniíbal Ferreira
15:00 Comunicações técnicas 2


15:00 Implementação de áudio espacial em aplicações de realidade virtual: avaliação de
qualidade e guia de implementação

Propõe-se a abordar o tema de implementação de áudio espacial em aplicações de realidade
virtual. Em jeito de introdução apresenta-se um breve "overview" de:
· métodos de simulação computacional de propagação de energia acústica em
espaços fechados (base geométrica e de equação de onda);
· captação binaural e Ambisonic;
· "rendering" e auralisação (binaural e multicanal)
· configuração e diagramas de arquitetura de software ;
Visando a elaboração de um guia de implementação com base no objetivo da aplicação,
aborda-se a problemática da necessidade de avaliação e previsão de qualidade na perceção da
dimensão espacial:
· identificação de parâmetros objetivos para previsão de qualidade numa escala
subjetiva;
· escalas de qualidade de áudio espacial;
Tendo como base os pontos referidos acima, propõe-se um breve guia prático para
implementação de áudio espacial em realidade virtual consoante as distinguidas áreas de
aplicação.
Frederico Pereira

15:20 Alterhythmic

- É um projeto que visa a implementação de uma caixa de ritmos em FPGA (Placa Altera DE2-115), essencialmente inspirada no funcionamento da Yamaha RY30, uma caixa de ritmos clássica cuja biblioteca de samples foi incorporada parcialmente no projeto. De um modo sucinto, foi idealizado o funcionamento lógico do sistema, de acordo com a teoria musical no que toca a figuras rítmicas e à métrica (tipos de compassos), e incorporados dois modos de funcionamento: manual (percussão de botões da placa) e automático (geração de ritmos). A programação de hardware foi realizada em VHDL. Suporta vários tipos de compassos, padrões rítmicos, timbres de bateria e o tempo (em BPM) é parametrizável.
Bernardo Costa e Manuel Silva

15:40 The hybridization of music

- This project addresses the process of hybridization currently taking place in music, displaying theoretical and technical dimensions whilst including an artistic dimension as well. It consists of two parts: an audio artefact and a written document. The former is, in itself, an empirical demonstration or example of hybridization in music while the written document includes a theoretical framework and descriptive analysis about the mentioned audio artefact. The development of the project reflects the hybrid nature of the pieces and production involved and this should be conveyed through the exploration of core-elements of music, its technicalities, composition and underlying theoretical concepts. Equally significant in the equation is the display of knowledge regarding audio and its inclusion in the modern paradigm of music industry and its media.
Eduardo Moreira, Salviano Soares

16:00 Um estudo de comparação entre atributos de fase extraídos da voz natural e os de voz sintética produzidos pelos modelos LPC

- Muitas tecnologias de análise, representação e síntese de sinais de voz e fala são baseadas em modelos de Linear Predictive Coding (LPC). É sabido que estes modelos, sendo usualmente do tipo "all-pole", exibem características de fase não-linear. Realizámos em estudo para estudar o seu impacto em voz sintética. Para tal foram extraídos e caracterizados atributos de fase em sinais de voz natural e sintética replicando condições idênticas de fonação da mesma vogal. Aqueles atributos, que têm a propriedade inovadora de serem invariantes à deslocação no tempo, revelam que os modelos LPC causam maior dispersão nas características de fase do que é observado com voz natural.
Aníbal Ferreira
16:20 Intervalo (demonstrações e posters)



Análise de Eventos Sonoros em Ambiente Urbano

A capacidade de detectar automaticamente a localização e identificação de fontes sonoras em ambiente urbanocomplexo e dinâmico é um aspeto importante para a gestão de uma cidade, em termos do planeamento urbanístico, gestão de tráfego, vigilância e mapeamentos de paisagem sonora. Monitorizar e entender os ambientes sonoros de uma cidade exige medições de longo prazo e análise dos dados vindos de vários locais da cidade. Neste contexto, apresentamos uma prova de conceito para uma estação inteligente de análise de sonora e de baixo custo a ser utilizado em ambiente urbano. Os resultados obtidos com os testes mostram ser bastante interessantes considerando os recursos de computação e baixo custo da plataforma IoT Raspberry Pi.
Joel Paulo
16:50 Comunicações técnicas 3


16:50 Mesa de Gira Discos com deteção e seleção de faixa

- Ao longo dos últimos cinco anos tem-se observado o ressurgimento do gira-discos e do vinil como suporte de reprodução de áudio, porém, maior parte das ofertas que o mercado apresenta neste momento, não representam uma melhoria tecnológica naquilo que é o gira-discos em si. No contexto de uma cadeira de terceiro ano (Projeto em Engenharia Eletrónica), a nossa equipa teve a ideia de fazer um gira discos que fizesse um misto do que os nossos telemóveis fazem, com a alta fidelidade que o vinil oferece, isto é, proporcionar uma solução que permita modificar as faixas de um "LP" remotamente, sem ter que interferir manualmente no braço da agulha. Para isso recorremos a uma câmara e a software de reconhecimento de imagem(OpenCV) para fazer o reconhecimento da posição das faixas.Esta funcionalidade em conjunto com alguma mecanização do braço, uma App Android e um Pre-Amplificador RIAA, formam uma solução integrada que aumenta a comodidade de utilização e diminui a probabilidade de danificar o disco de vinil.
PS: A equipa tem um site e página facebook que podem ser consultadas em : https://www.facebook.com/proaudiolabs/ e https://palproaudiolabs.wixsite.com/proaudiolabs
Duarte Dias, Manuel Neves, Lucas Leitão, Francisco Resende, Rui Carapinha, Ivo Oliveira, Ricardo Correia, Pedro Loureiro, Bruno Santos, Ricardo Oliveira e Guilherme Gil.

17:10 Análise frequencial prática – 3 (espectrograma e função resposta em frequência)

- O estudo da composição dos sinais de áudio no domínio da frequência tem um interesse central para o seu tratamento. Em particular, dada a natureza não-estacionária da grande maioria torna-se necessário fazê-lo de forma deslizante no tempo. Uma das técnicas que tem lugar estabelecido na prática é o uso do espectrograma, especialmente utilizado no estudo dos sinais de fala e de música. Além dos sinais, algumas características dos sistemas que os veiculam podem também ser estudadas por meio da análise frequencial, nomeadamente, a resposta em frequência com a análise a dois canais.
Diamantino Freitas
17:30 Intervalo (demonstrações)

18:00 Assembleia Geral da APEA Segundo o artº 45 nº 2 dos estatutos apenas poderão participar nesta Assembleia os membros efectivos (artº 10)
19:00 Encerramento